Cuidados com o carro: 5 pontos importantes para o proprietário

Você sabia que os cuidados com o carro vão muito além da higiene? Um veículo bem cuidado é sinônimo de bom estado de conservação — fator que chama a atenção numa futura venda, por exemplo. Além disso, esses cuidados ajudam a economizar, já que diminuem a necessidade de reparos e manutenções no automóvel. Porém, nem todos os proprietários de veículos sabem o que devem fazer.

Listamos 5 dicas de cuidados com o carro. Quer saber quais são elas? Então continue a leitura!

1. Recolha os retrovisores externos ao estacionar

Os cuidados com os retrovisores externos não valem apenas para o trânsito; ao estacionar, também é preciso estar atento a eles. Afinal, podem surgir problemas quando um motociclista ou outro motorista desatento esbarra nele. Sendo assim, é recomendado recolhê-los depois de parar o carro.

2. Tome cuidado com o revestimento do banco

Cada tipo de revestimento exige um tratamento específico. Por exemplo: bancos de tecido se sujam mais facilmente e com maior frequência. Se o proprietário não fizer a limpeza correta, eles podem ficar encardidos e com manchas permanentes.

Os bancos de couro também merecem atenção especial, pois, além da limpeza e da hidratação, é preciso se lembrar de detalhes como marcações de ferro que podem estar presentes na roupa. Eles são capazes de marcar e danificar esse tipo de revestimento.

3. Lembre-se do ponto cego

Estacionar o carro nem sempre é fácil, e esse desafio tem um problema extra: o ponto cego. Por isso, não é raro encontrar veículos com parachoque e roda dianteira danificados. Ao estacionar, além de diminuir a velocidade e controlar o freio e a embreagem, é preciso ter atenção redobrada ao processo.

4. Faça uma limpeza profissional

Quando se fala de cuidados com o carro, muitos proprietários deixam de lado a ajuda de um profissional. O problema é que, dessa maneira, eles correm o risco de realizar um processo do jeito errado e de danificar a pintura, arranhar a lataria ou até mesmo provocar manchas permanentes.

Por isso, vale a pena levar o veículo para um profissional qualificado fazer a sua limpeza. Além de ter certeza de que tudo será feito corretamente, ainda há o bônus de uma higienização profunda.

5. Fique atento às abas laterais

Os bancos são os itens mais usados de um veículo e, por isso, estão mais propensos a danos. Além de se lembrar das boas práticas de higienização, também é preciso tomar cuidado com a forma de entrar no carro.

Apesar de parecer algo óbvio, há um motivo para esse cuidado: as abas laterais dos bancos são as partes mais afetadas pela forma como a pessoa entra no carro. É por isso que se vê tantos veículos com essa região desgastada.

Evitar pancadas e o contato direto com as abas já garantem a preservação e a durabilidade dessa parte dos bancos.

Os cuidados com o carro envolvem vários pontos, e todos eles devem ser considerados quando o assunto é a conservação do veículo.

Você gostou deste post e quer receber mais dicas? Então nos siga no Instagram para acompanhar as nossas atualizações!

Receba dicas gratuitas sobre carros premium!

Cadastre-se para receber nossas dicas por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.