7 curiosidades sobre carros que você nem sabia que existia

Até quem não é muito fã de carros há de concordar: o universo automotivo é bastante vasto e já faz parte da história da humanidade. Por isso, não faltam histórias curiosas, capazes de despertar o fascínio de pessoas de todas as idades.

Mesmo acompanhando os melhores conteúdos sobre o assunto, muitas pessoas ainda não conhecem os fatos mais interessantes relacionados aos automóveis. Pensando nisso, preparamos este post com as 7 curiosidades sobre carros mais surpreendentes da história. Acompanhe!

1. Os carros foram criados há mais de 130 anos

O carro moderno nasceu em 1886, na Alemanha, quando Carl Benz desenvolveu o Benz Patent-Motorwagen — ou seja, há exatos 133 anos. Ele tinha velocidade máxima de 16 km por hora e motor de quatro tempos de um cilindro, instalado de forma horizontal no chassi.

o primeiro carro comercializado entre as massas foi o Modelo T, nos Estados Unidos, desenvolvido por Henry Ford em 1908, que custava cerca de U$850.00. Em 1925, com a invenção da linha de montagem, o valor do veículo caiu ainda mais e passou a ser vendido por apenas U$260.00.

2. O irmão de Santos Dumont trouxe o automóvel para o Brasil

Henrique Santos Dumont — irmão do Alberto, aeronauta e inventor brasileiro —, foi o responsável por trazer o primeiro carro ao país, em 1893. O estreante no Brasil foi o Daimler, um dos primeiros protótipos automotores movidos a vapor.

3. Os primeiros carros à gasolina eram todos pretos

Em 1893, a Ford produziu o primeiro veículo movido a gasolina. Poucos anos depois, ele começou a ser fabricado em série — chegando à incrível marca de 15 milhões de unidades vendidas entre 1908 e 1927.

O curioso é que todos esses automóveis a gasolina eram pretos. O motivo? Os pigmentos da cor tinham um custo mais baixo e secavam mais rápido, o que fazia com que o preço final do veículo fosse reduzido.

4. Os primeiros carros não tinham volante

Acha que o Benz Patent-Motorwagen, de 1886, tinha todas as peças automotivas dos veículos atuais? Muito pelo contrário — ele não tinha volante, mas sim, uma alavanca parecida com um joystick. A ideia só surgiu em 1894, quando o francês Alfred Vacheron implementou um protótipo do volante em seu Panhard et Levassor, uma espécie de carro-carruagem.

5. Nem retrovisores

Apesar de imprescindíveis hoje em dia, os retrovisores só surgiram 20 anos após a invenção do carro moderno, em 1906. O inventor do equipamento também foi um francês chamado Alfred, mas de sobrenome Faucher, que, com a novidade, ajudou os motoristas a ter uma visão da parte de trás do veículo.

6. A multa de trânsito mais cara foi registrada na Suíça

Ao contrário da maioria dos países, o preço da multa na Suíça é determinado de acordo com a renda da pessoa. Isso contribuiu para que um motorista do país recebesse a multa de trânsito mais cara da história, de U$1 milhão, por ter ultrapassado um sinal vermelho.

7. O futuro já chegou ao universo automotivo

Acha que as curiosidades sobre carros acabam por aí? O futuro já chegou ao universo automotivo e novidades tecnológicas aparecem todos os dias entre os veículos. As montadoras investem cada vez mais em carros elétricos e novas tecnologias, como automóveis com piloto automático, conexão 4G, realidade aumentada, sistema operacional e muito mais.

Para se ter uma ideia, o estado de Nevada, nos Estados Unidos, emitiu, em 2012, uma licença para carros autônomos, ou seja, veículos que podem trafegar sem motorista.

Depois de conferir todos esses fatos interessantes sobre os automóveis, você nunca mais vai olhar para o seu carro da mesma forma, certo?

Se gostou dessas curiosidades sobre carros, não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook — assim você pode ficar por dentro de todas as nossas novidades!

Receba dicas gratuitas sobre carros premium!

Cadastre-se para receber nossas dicas por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.